18 de fevereiro de 2013

Série virtudes: Eu quero é guerra!

                 “Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Rm 12. 18)
Provocações para destruir a paz não faltam. Hoje, no mundo violento em que vivemos, qualquer coisa, por mínima que possa ser, consegue avançar sobre a paz e destruí-la. As pessoas estão mais abertas às brigas do que a promoção da paz. Isso tem uma explicação: todas as atitudes contrárias a paz são mais confortáveis e mais fáceis para nós. É terrivelmente natural à nossa natureza de pecado buscar a guerra e não a paz.
O desafio de Deus para seus filhos é a prática da virtude de promover a paz: “Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Rm 12. 18 – NVI). É óbvio que num mundo dominado pelo diabo e pelo pecado não há como conseguirmos viver uma paz plena, com cem por cento das pessoas. O desafio é tornar a promoção da paz uma bandeira, uma atitude, um esforço diário em nossa vida. Jesus deu bons exemplos a respeito desse desafio. Cito apenas um para exemplificar:
Alguém que dá um tapa na cara de alguém deve receber o que em troca de sua violência? Certamente, nós estamos mais propensos a devolver um tapa com o dobro da força. Jesus, porém, disse: “não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.” (Mt 5. 39)
Esse é apenas um dos exemplos do grau em que Deus deseja que seus discípulos vivam. Não é uma utopia, mas um viver de acordo com a vontade de Deus. Não é ser capacho das pessoas, mas saber responder as provocações com atitudes de paz. Não é ser fraco, mas forte. Quem é mais forte o que dá um tapa na cara de alguém ou o que consegue virar o outro lado e conter a sua ira raivosa?
Quem é mais forte o que grita e fala palavrões diante de uma situação contrária ou o que se recolhe ao silêncio, doma sua língua e diz palavras de bênção na presença de Deus? Quem é mais forte o que chega perante o seu próximo cheio de armas empunhadas prontas a serem usadas ou aquele que armado somente com a paz resolve seus conflitos?
Estamos acostumados a um modelo de força mundano. Um tipo de força que leva à guerra e não a paz. A força de Deus está em lugares diferentes dos que aponta o mundo. Ela está naquilo que o mundo aponta como fraqueza.
Cabe a nós cristãos domarmos o animal selvagem da nossa natureza que gosta da guerra e submetê-lo à vontade de Deus. Promova a paz sempre! Queira a paz e não a guerra! No que depender de nós façamos o possível para viver verdadeiramente a paz com as pessoas.

Por : André Sanchez
Fonte : Esboçando Idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero, que tenha gostado deixe seu comentário .Vou ficar feliz em ver seu comentário .
Beijos *;
Att Lorena Alves